Posso te ajudar?

MEI: falhas na nota fiscal podem levar à suspensão. Saiba como evitar

17 de setembro de 2025
Jornal Contábil

Emitir nota fiscal é uma obrigação para toda empresa que comercializa produtos ou presta serviços no Brasil. Considerado um dos principais benefícios da formalização, o documento assegura a transparência e a realização das operações, facilita a fiscalização por parte dos órgãos competentes, protege os consumidores e combate a sonegação tributária. 

Sendo um recurso fundamental para os empreendimentos manterem-se regulares, seguros e competitivos

Desde 1º de abril de 2025, novas regras para emissão de notas fiscais entraram em vigor para Microempreendedores Individuais (MEIs) do comércio, indústria e transporte. Quem não se adequar pode ter o MEI suspenso e ser multado.

 

O que mudou na emissão de notas fiscais?

As alterações foram detalhadas na Nota Técnica 2024.001. A principal mudança é a obrigatoriedade de usar o Código de Regime Tributário (CRT) 4, exclusivo para MEIs, em substituição ao antigo CRT 1.

Além disso, os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP), que identificam o tipo de transação, também foram atualizados. Já para os MEIs que prestam serviços, a regra permanece a mesma, com a utilização da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), que é unificada nacionalmente desde 2023.

 

Consequências por não seguir as regras

O não cumprimento das novas normas pode gerar sérias consequências, como:

  • Suspensão do CNPJ MEI
  • Aplicação de multas pela Receita Federal
  • Apreensão de mercadorias

É essencial lembrar que a nota fiscal é a comprovação oficial das transações comerciais. Emiti-la de forma incorreta prejudica a regularidade fiscal do MEI e a relação com seus clientes.

 

Como evitar erros e emitir notas corretamente?

Os erros mais comuns incluem usar o CRT errado, preencher dados incorretos, usar descrições genéricas de produtos e confundir os tipos de notas.

Para evitar problemas, revise todas as informações antes de emitir o documento, mantenha seus dados atualizados e considere usar um software de gestão fiscal para automatizar o processo.

A emissão pode ser feita de forma simplificada ou completa, através do Portal de Gestão NFS-e ou pelo aplicativo NFS-e Mobile.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Avenida Marechal Dutra, nº 897 - Centro

Rondonópolis - MT - CEP: 78700-110

Contato

(66) 3423-3399

CRC

CRC/MT 001141/O-3

Sitecontabil © 2025 | Todos os direitos reservados ADM